quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Com Amor, Van Gogh (Loving Vincent)

País: Reino Unido/Polônia
Ano: 2017
Gênero: Drama
Duração: 85 min
Direção: Dorota Kobiela e Hugh Welchman
Elenco: Douglas Booth, Chris O'Dowd e Saoirse Ronan.

Sinopse: 1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Crítica: após ler mais de 800 cartas escritas por Vincent van Gogh (1853-1890), a polonesa Dorota Kobiela levou ao pé da letra o último texto do pintor, que diz: "Não podemos falar senão por meio das nossas pinturas".
Kobiela e Hugh Welchman (britânico) criaram a primeira animação feita totalmente com tintas a óleo. Foram necessários 125 profissionais para pintar manualmente 65 mil quadros. O resultado é o filme "Com Amor, Van Gogh", exibido na 41ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo onde levou o Prêmio de Público de Melhor Filme Internacional de Ficção.
Estreando a técnica da animação a partir de pinturas a óleo, a obra é uma homenagem ao pintor holandês que, infelizmente, tornou-se cultuado somente após a sua morte. O visual é deslumbrante.
Para quem leu a biografia do artista, a identificação com o que se vê na tela é maior ainda, seja pela história em si ou pela reprodução dos quadros com a textura e a beleza das suas pinceladas tão peculiares.
Revisitam-se locais e personagens recorrentes em suas obras para contar sua trajetória conturbada, mais ainda ao final da sua vida. Na ambientação proposta, são revelados seus medos, aflições, desentendimentos (com o pintor Gauguin, por exemplo), sua forte relação com o irmão Theo (por meio das inúmeras correspondências trocadas entre eles) e o que causou a sua morte.
Em 1888, após morar dois anos com seu irmão Theo em Paris, Vincent van Gogh parte para Arles, no sul da França. Cansado da vida agitada da grande cidade, e após certo desgaste na relação com o irmão, van Gogh procura paz e inspiração na pequena e luminosa cidade na região da Provença. Lá, sintetiza, de maneira própria, as tendências de vanguarda com que teve contato em Paris e, também, conhece Joseph Roulin, carteiro e pai de uma família composta por cinco membros, que servirão como modelo para o pintor em diversos retratos pintados durante o ano de 1888. Um deles era Armand Roulin, que, um ano após o falecimento de Van Gogh, sai de Arles com o objetivo de entregar à sua família uma carta perdida do pintor, endereçada a Theo. Roulin inicia, então, uma investigação pessoal em torno dos conhecidos de Van Gogh para decifrar o que realmente aconteceu e descobrirá muitas coisas.
Uma homenagem merecida ao homem e artista incompreendido, que vendeu apenas uma tela em vida e sobrevivia graças à ajuda do irmão.

Avaliação: ****
-->

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP